top of page

O QUE É EDUCAÇÃO?

Atualizado: 29 de abr. de 2020

Hoje, 28 de abril é o dia da Educação. Esta é uma palavra bem popular, mas o que é educação?

Para refletirmos sobre essa questão convido vocês a lerem a *Carta a seguir:

“Há muitos anos nos Estados Unidos. Virginia e Maryland assinaram um tratado de paz com os Índios das Seis Nações. Ora, como as promessas e os símbolos da educação sempre foram muito adequados a momentos solenes como aquele, logo depois os seus governantes mandaram cartas aos índios para que enviassem alguns de seus jovens às escolas dos brancos. Os chefes responderam agradecendo e recusando. “

“... Nós estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração.

Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa ideia de educação não é a mesma que a nossa.

... Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportarem o frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo e construir uma cabana, e falavam a nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros.

Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão oferecemos aos nobres senhores de Virginia que nos enviem alguns dos seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos, deles, HOMENS.”

Quando li essa carta pela primeira vez ainda cursava Pedagogia, lembro-me que estava “matando” aula na biblioteca da faculdade, até que encontrei o livro de Brandão com o nome “O que é educação?”, achei interessante e comecei a lê-lo. Quando li esse trecho da carta comecei a repensar todo meu conceito de educação, amadureci minha visão sobre ela.

A partir da carta percebemos que a Educação está para além da educação formal; que é muito ampla para se restringir à sala de aula tradicional; ela passeia pelos bosques e florestas, mergulha na profundidade do oceano, paira nos ares, nos envolve através da música, dança, pintura, está evidente nos livros, está no cultivo, está no sabor do alimento, não conseguimos fugir dela, pois onde há ser humano há um processo de educação, há um aprendendo e outro ensinando, e este último não é necessariamente o professor.

Outra coisa que acho importante frisarmos, a educação – NUNCA – é neutra, quer você esteja ciente disso ou não. A educação é a influência que um grupo ou sociedade exerce sobre um indivíduo baseado na visão de humano que ela deseja ter. Todo conteúdo e técnicas são usados para estimularem o desenvolvimento de um ser humano para que seja útil àquele contexto social.

É muito importante sabermos que a educação não acontece em um único ambiente, que não se dá de uma única forma e não é exercida apenas por um professor, pois todo humano é aprendiz e professor. Estamos em um momento oportuno para refletirmos sobre essa questão, todos em casa, escolas e universidades fechadas, mas a educação ainda nos rodeia. O segredo é pensarmos “Que tipo de homens e mulheres queremos para a sociedade e quais meios usaremos para alcançarmos esse objetivo?”

Que a educação, que nesse momento está a nos rodear, nos ensine a desenvolvermos a esperança para superarmos esse momento.

Um abraço fraternal a todos!

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. (1995 - pág. 8-9). “Carta dos Chefes dos Índios das Seis Nações :Texto extraído do livro o que é educação”.

 
 
 

Commentaires


bottom of page