"Sê cauda de leões e não a cabeça de raposas."
- Sarah Eliude
- 23 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Tenho grande apreço pela cultura judaica. É interessante perceber como os eruditos judeus se dedicam a refletir como colocar em práticas as teorias que estudam, pois, preocupam-se com um conhecimento que traga soluções práticas para as questões do dia a dia.
Lembrei-me da frase dia por Rabi Matiá ben Heresch: "Sê cauda de leões e não cabeça de raposas", que proporcionou-me uma reflexão oportuna diante desse momento de isolamento social. Ao dar a orientação citada acima, o Tanaíta* tem o intuito de evidenciar a importância de sermos criteriosos ao eleger as pessoas para participar do nosso círculo mais íntimo de convívio. Ele afirma que: "Devemos tratar a todos com consideração, mas, ao escolher nossos amigos pessoais, devemos utilizar critérios pessoais. Tais critérios dão substância à capacidade humana de raciocinar e escolher livremente as pessoas com quem quer compartilhar sua intimidade. Partindo do conceito de que há uma diferença entre conhecer e respeitar pessoas e eleger aqueles que desejamos que se tornem nosso amigos, adentramos no campo de diferenciar e entender melhor o que é o Homem e qual o seu valor na sociedade. Os sábios não se cansam de repetir que "não é o posto ocupado por um homem que o honra; é o homem quem deve honrar ao posto que lhe é designado", pois: "Mais vale ser o último dos discípulos de um grande professor que ser o primeiro entre os homens medíocres".
É fato que o isolamento social tem um grande impacto negativo para nós, seres de convívio social, no entanto, ele nos dá um tempo e um espaço de solitude, para repensarmos acerca de várias questões pessoais, como por exemplo: as pessoas que temos nos esforçado para mantermos presente em nossas vidas. Será que as pessoas que mantínhamos por perto antes da pandemia, são as pessoas que de fato são nossos companheiros? Será que a companhia delas faz jus àquilo que acreditamos ser nosso papel nesse mundo?
Bom, quando tomamos certa distância do objeto observado, temos mais visão sobre o todo, talvez essa distância causada pelo isolamento colabore para refletirmos sobre o verdadeiro sentido daqueles que temos escolhido para trilharmos o caminho da vida.
Um abraço a todos!
*Tanaíta = Sábio Rabínico
Citações do Pirkei Avot - Ética dos Pais
Comments