Você não é todo mundo!
- Sarah Eliude
- 6 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
O dia das mães está próximo, então pensei em trazer uma reflexão sobre uma frase que todo mundo, ou quase todo mundo, já ouviu ser proferida pela mãe: "Você não é todo mundo!". Essa frase é carregada de razão, coisa que mãe, geralmente, tem. Existem no mínimo duas situações para o emprego dessa expressão.
Não sei você, mas sempre vi essa frase ser empregada, pela figura materna, para repreender ou negar algo que a criança ou adolescente gostaria de ter ou fazer.
Apesar de ser mais utilizada no cenário anterior, gosto de pensar em um segundo, possível, sentido que demonstra, por parte da mãe, o reconhecimento sobre a singularidade do filho. Gosto de pensar que "Você não é todo mundo!" significa um reforço positivo. Uma forma da mãe olhar para o filho não para colocar sobre ele suas projeções e esperanças, mas que essa expressão fosse uma forma de dizer ao filho que ela respeitará o seu tempo de desenvolvimento, o seu tempo de aprendizagem, que não irá compará-lo com as outras pessoas, pois ele não é todo mundo e sim único.
Estudiosos afirmam que a relação positiva mãe-criança está associada a menor taxa de problemas sócio-emocionais e cognitivos nos anos escolares. Muitas pessoas podem elogiar seu filho, no entanto, tenha certeza que a palavra de afirmação vinda de quem o conhece antes mesmo dele ser, é o que ele precisa para estimular um desenvolvimento emocional mais saudável. Mães, vocês escolherão o momento para utilizar essa frase, nos dois contextos afetarão o desenvolvimento emocional da criança, mas em um de forma positiva e no outro de forma negativa.
Um abraço a todas mamães e parabéns por esse lindo papel que você desempenham na sociedade!
Comentarios